Impacto da vida microbiana nos seres humanos

Micro-organismos são seres vivos invisíveis ao olho nu, mas com uma funcionalidade muito complexa e diversa do que a maioria pensa. Eles são vitais para o meio ambiente e consequentemente para a vida humana, importantes no preparo de alimento (fermentação, por exemplo), decomposição de organismos, tratamento de água, ciclo do carbono, liberação de O2 para a respiração de organismos heterótrofos e também atuam em simbiose em organismos multicelulares.
Além dos benefícios, os micro-organismos podem influenciar negativamente a vida humana, tais seres são denominados de patógenos. Muitas doenças infecciosas  microbianas podem ser citadas, como tuberculose, cólera, sarampo, AIDS,
pneumonia, entre outros.  Os estudos dessas doenças acarretou no controle de proliferação, adotando medidas práticas sanitárias,  saúde pública e agentes antimicrobianos
Podemos considerar a ameaça representativa dos micro-organismos poderosa, porém a maioria não é prejudicial, e sim essencial ao ser humano, ao meio ambiente e ao funcionamento do planeta.
Os micro-organismos desempenham um papel importante na indústria alimentícia, vários laticínios dependem da ação microbiana, incluindo a fermentação de queijos, manteiga e iogurte, produzindo derivados de leite. Além disso há produtos dependentes da fermentação de leveduras, como por exemplo produtos de panificação.
Mas também é um fator limitante muito estudado na indústria alimentícia, a decomposição. Ela resulta em enormes perdas de alimentos se exposto por um tempo a ação microbiana, e por consequência a perda do alimento. Então medidas foram tomadas para que houvesse menos perdas. Podemos citar, alimentos enlatados, alimentos desidratados e congelados.
Podemos destacar que a produção de energia, o gás natural (metano). Os organismo fototróficos podem absorver energia, produzindo biomassa. A biomassa microbiana pode ser convertida em biocombustível como etanol ou metanol
Os micro-organismos podem ser utilizados também  para degradar poluentes gerados por humanos, tal processo é denominado de biorremediação. Com o tempo, pode degradar o poluente naturalmente, e então voltando ao seu estado normativo (sem poluentes). Atualmente cientistas estão estudando novas medidas para combater novos tipos de poluição do ser humano por biorremediação.
Os micro-organismos tem infinidades de funções além dessas citadas, tanto maléficas quanto benéficas para o ser humano, mas de tal amplitude que é considerado impossível estudar todas as espécies, porque micro-organismos possui uma variabilidade genética altíssima, e a cada momento se diferenciam mais. Então sempre sobrará temas de sobras, e que sempre haja cada vez mais estudos para a melhora da vida humana e do meio ambiente.
Referências:
Microbiologia de Brock 12° edição